Conhecimento

Notícias

Notícias | 2025-06-25

Conversas Desassombradas | A Inteligência Artificial entre a euforia e o temor

Arlindo Oliveira, uma das vozes mais influentes e respeitadas na área da inteligência artificial, foi o convidado da mais recente sessão de Conversas Desassombradas, uma iniciativa exclusiva da TELLES.

Num momento em que a inteligência artificial ocupa o centro do debate público, entre promessas de progresso e receios éticos e sociais, Arlindo Oliveira trouxe à discussão uma perspetiva informada e profundamente multidisciplinar. A sua intervenção, pautada pela clareza e pela visão estratégica, desafiou os presentes a pensar a inteligência artificial não apenas como um fenómeno tecnológico, mas como uma força transformadora das sociedades, das economias e da própria condição humana.

Com um percurso académico e profissional verdadeiramente notável, Arlindo Oliveira é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley, com uma bolsa Fulbright. Ex-presidente do Instituto Superior Técnico, atual presidente do INESC e professor convidado da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, tem deixado a sua marca em instituições como o MIT, CERN, Universidade de Tóquio e Parlamento Europeu, sendo autor de cinco livros e de centenas de artigos científicos nas áreas da IA, algoritmos, bioinformática e arquitetura de computadores.

A conversa com Eduardo Paz Barroso — professor universitário, autor e programador cultural — decorreu no Altis Grand Hotel, em Lisboa, e proporcionou um momento de excelência intelectual, no qual se cruzaram ciência, filosofia, ética e responsabilidade.

A sessão teve início com as palavras de Francisco Espregueira Mendes, Managing Partner da TELLES, tendo dirigido um agradecimento especial a Carlos Lucena, Fundador da TELLES, mentor e impulsionador de Conversas Desassombradas. Um projeto que criou e que a TELLES prossegue, tendo como objetivo a promoção de uma sociedade mais evoluída e aberta à irreverência, à criatividade e à inovação.

Uma reflexão desassombrada, humanista e necessária sobre o presente que vivemos e o futuro que estamos a construir.

A sessão está disponível para visualização na íntegra, clicando na imagem. Saiba mais aqui.

Recordamos aqui a série de cinco Conversas Desassombradas que se realizaram no âmbito da comemoração dos 40 anos de profissão de Carlos Lucena, sócio fundador da TELLES.

voltar a Tellex

Subscrever Tellex

Dados Pessoais

Áreas de Prática

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.