O associado coordenador da TELLES que integra a equipa de Economia do Mar, escreveu um artigo de opinião, no Jornal Economia do Mar, sobre a importância e o potencial do Mar, em Portugal.
João Dotti de Carvalho recorda que Portugal tem a 3.ª maior zona económica exclusiva da União Europeia e a 11.ª do mundo, pelo que o mar deve ser uma prioridade nacional. “Contudo, apesar de a denominada economia do mar ter já hoje um peso importante na economia nacional, reconhecidamente continua a estar muito longe de ser explorada na sua plenitude.”
João Dotti de Carvalho salienta ainda que “Sendo o mar o nosso maior recurso natural e com as condições extraordinárias que possuímos, é hora de colocar efetivamente em prática a estratégia nacional, em plena articulação com o setor privado, o que apenas será possível com medidas concretas que potenciem a criação de valor no âmbito deste setor, como aliás tem vindo a ser feito por outros países. Ficamos na expetativa deste impulso, sendo certo que se o mar e o emprego são efetivamente uma prioridade nacional, como devem ser, seria absolutamente incompreensível que Portugal não apanhasse e acompanhasse esta “onda” internacional.”