A TELLES associou-se à Associação Empresarial de Portugal (AEP) no projeto “
Laboratório de Sucessão Empresarial”, oferecendo o seu know-how na validação de conteúdos jurídicos a produzir no âmbito da iniciativa.
Consulte aqui a notícia completa. A parceria compreende ainda a participação de especialistas da TELLES, entre os quais o Sócio
Carlos Lucena e o associado
José Alves Moreira, enquanto oradores nos painéis dos encontros e debates com que a AEP pretende sensibilizar as empresas para o tema da sucessão, tendo-se já realizado um seminário no âmbito desta iniciativa no passado dia 15 de Janeiro.
A parceria e a confiança demonstrada pela Associação Empresarial de Portugal na TELLES alicerça-se na qualidade do trabalho desenvolvido por esta sociedade de advogados, com escritórios no Porto e em Lisboa.
O “
Laboratório de Sucessão Empresarial” pretende aprofundar o trabalho que vem sendo desenvolvido, nos últimos anos, pela AEP, com o objetivo de colocar o tema “sucessão nas empresas” na agenda económica nacional. Propõe-se assim monitorizar a situação em Portugal e criar um ambiente propício à partilha de informação e à facilitação de instrumentos de apoio ao processo de sucessão nas empresas, em especial, nas PME de base familiar.
Pretende-se dar voz aos protagonistas e estudar as múltiplas dimensões do processo sucessório, o que facilitará a consciencialização de quem decide, nas empresas e no país, para as vantagens de uma sucessão estrategicamente ponderada. É ainda objectivo sublinhar o valor social e económico da transmissão do poder acionista e da liderança da gestão da empresa.
A AEP pretende desta forma aumentar a taxa de sucesso nos processos de transmissão geracional, estando a metodologia de trabalho do “
Laboratório de Sucessão Empresarial” alicerçada em atividades de colaboração e de partilha que permitam superar as dificuldades e facilitar a implementação de conceitos, instrumentos e ações de apoio ao processo de sucessão.
O projeto inclui a “Comunidade para a Sucessão”, rede colaborativa de empresas e de empresários que comunguem do mesmo interesse em partilhar conhecimentos sobre o tema.
Integra ainda o “Boletim da Sucessão”, página editada quinzenalmente na revista de domingo do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias, através da qual serão dados a conhecer casos de sucesso e serão fornecidas informações de interesse para os empresários.
Através do “Portal da Sucessão”, será feita, online e de forma dinâmica, a partilha ativa da informação gerada no seio da “Comunidade para a Sucessão”. Sem quaisquer custos, serão disponibilizados livros, estudos e outros documentos relevantes para o projeto, através da “Biblioteca da Sucessão”, também ela incluída no portal.
O “Roadshow para a Sucessão” – conjunto de encontros e de debates – e o “Kit para a Sucessão” – caixa de ferramentas, em suporte físico e digital, à qual empresários e famílias podem recorrer de forma preventiva ou em caso de necessidade, pois inclui alertas, instruções, comandos e “lerning pills” de apoio ao processo – completam o projeto.