Conhecimento

Notícias

Notícias | 2018-03-20

TELLES apoia startups do “Green Shark Tank”

A equipa multidisciplinar de Ambiente, Energia e Recursos Naturais da TELLES, liderada pela of counsel Ivone Rocha,  apoiou a segunda edição portuguesa da Green Tech Challenge, que teve lugar,  até 21 de Março, no edifício da Microsoft, em Lisboa. Na tarde do dia 20 de Março uma equipa da TELLES composta pelos advogados Ivone Rocha, Mariana Vilaça Fernandes e António Gaspar Schwalbach, teve como missão responder a dúvidas concretas das startups para os temas de Tax, Corporate e Ambiente, antes dos aguardados pitch de dia 21 de Março.

No dia 21 a of Counsel Ivone Rocha, keynote speaker convidada, falou sobre a importância das startups na economia verde, tendo em conta o Compromisso para o Crescimento Verde em Portugal.

A iniciativa internacional contou, na edição portuguesa, com 13 startups que apresentaram soluções inovadoras na área do ambiente e sustentabilidade a um conjunto de investidores com vista a uma injeção de capital que pode ir até aos 5 milhões de euros. A TELLES aceitou o convite para ser parceira na expetativa de poder contribuir positivamente para o desafio através de duas equipas que trabalham complementarmente a área da economia verde nesta sociedade de advogados: o grupo de trabalho STARTUP@TELLES, e a equipa de Ambiente e Energia.

Para Ivone Rocha, advogada Of Counsel da TELLES, “Todos concordamos com a necessidade eminente de lutar contra o aquecimento global mas, na realidade, a maioria das pessoas ainda não está pronta para aceitar uma mudança no seu modo de vida. Um dos grandes problemas é o facto de estarmos a lidar com perigos que parecem abstratos e evasivos, porque é fácil para um Governo explicar a aplicação de um imposto para construir um hospital, mas torna-se muito difícil explicar a necessidade de investirmos dinheiro e recursos para assegurar a subsistência das gerações futuras.

Martin Peterson, co-founder do Green Tech Challenge , comenta que “a nossa estratégia está de mãos dadas com a nossa filosofia – fazer dos negócios verdes, bons negócios. Há sem dúvida um lado filantrópico no nosso conceito do qual nos orgulhamos e satisfaz-nos igualmente contribuir para a evolução de ideias com potencial para negócios altamente rentáveis.”

Desde 2015, ano da fundação da empresa com um evento em Copenhaga, este conceito tem ganho uma dimensão global - em 2018 tem já agendados 9 “challenges” em diversas cidades europeias e a estreia na China – e já proporcionou a mais de 70% das startups participantes um investimento médio de cerca de 500 mil euros. O formato do evento não contempla uma competição, pelo que o objetivo é dar ferramentas a todas as startups para que possam desenvolver e melhorar os vários aspetos inerentes ao negócio e no Dia do Investidor estejam preparados para enfrentar os investidores, entre os quais Navas Angeles e Busy Angeles, ao estilo “Green Shark Tank”. Para além da TELLES, participaram ainda parceiros das áreas de Direito de Ambiente e Energia, Marketing, Contabilidade, Tecnologia, Consultoria de Gestão e Relações Públicas, entre os quais a Microsoft, a J. Pereira da Cruz, a Canela PR, a Miranda & Associados, a BBS – Best Business Solutions, a WINNING Scientific Management e a FollowUs.

Frederik van Deus e Martin Peterson deram o mote para o primeiro evento, em 2015, que juntou startups, investidores e mentores, com o objetivo de que as startups apresentassem os seus trabalhos e contassem a sua história. Desde o primeiro evento em Copenhaga já passaram por cidades como Berlim, Helsínquia e Londres, tendo realizado o primeiro evento em Portugal no ano passado - com um impacto tão positivo que a empresa se mudou no início do ano da Dinamarca, onde nasceu o negócio, para Lisboa. Este ano a grande novidade é a chegada à China, com evento agendado para Shangai.

Assista, também à entrevista da of counsel, Ivone Rocha, na edição da manhã da TVI.

voltar a Tellex

Subscrever Tellex

Dados Pessoais

Áreas de Prática

Reconhecimentos

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.