Conhecimento

Notícias

Notícias | 2014-04-17

Telles de Abreu e U Direito ajudam estudantes a preparem-se para o estágio.

A Telles de Abreu e Associados respondeu ao desafio lançado pelo portal de estudantes "U Direito" e, durante cinco semanas, respondeu a 5 dúvidas recorrentes dos futuros advogados sobre o recrutamento para o estágio da Ordem.

As respostas são dadas pelas sócias responsáveis pelo recrutamento de estagiários para a Sociedade, Joana Telles de Abreu e Mariana Ferreira Martins.

O estágio é uma realidade que envolve a fase final do curso de Direito, e nem sempre quem chega a este momento, tem presente os desafios que esta etapa acarreta para quem procura delinear uma carreira na advocacia.

 

Entrevista_CollegeDegrees360_Flickr11 | “Vem aí o estágio! Preparados?”

8 Questões que deve considerar na selecção do escritório onde estagiar.

A procura de um escritório de advogados para a realização do estágio profissional não deve surgir apenas após a conclusão do curso. A recolha de informação sobre os escritórios e/ou sociedades de advogados e respectivos processos de recrutamento é uma tarefa que deve ser preparada ao longo do curso.

Para esta tarefa – estudo do Mercado da Advocacia – aconselho que considerem as seguintes questões para facilitar a selecção do projecto que melhor corresponda às vossas expectativas profissionais e ao vosso perfil:

  • Qual a dimensão e diversidade de áreas de actuação?

  • Como está estruturado e organizado o escritório ou sociedade de advogados?

  • Quais os seus valores e a sua cultura?

  • Quais as qualidades que mais valorizam num candidato?

  • Qual o ambiente de trabalho?

  • Qual o envolvimento no trabalho e respectiva aprendizagem?

  • Quais as possibilidades de progressão?

  • Quais as perspectivas de, terminado o estágio, poder integrar o escritório?


O processo de estudo do mercado deve ser bem ponderado pelo candidato uma vez que as opções tomadas, nesta fase da vida profissional, vão condicionar a carreira do advogado.

 

jm-roma-2011-2352 | “Que conhecimentos são valorizados no recrutamento de um estagiário?”

Desde sempre, os escritórios de advogados procuram seleccionar estagiários e advogados com uma sólida base em termos de conhecimentos técnicos. Contudo, nos últimos anos, este processo tornou-se cada vez mais criterioso e exigente.

Os requisitos habituais de um processo de selecção incluem a universidade de origem e a média de licenciatura, sendo, igualmente, valorizada a realização de mestrados ou outras formações.

O domínio irrepreensível da língua portuguesa, falada e escrita, e a fluência em línguas, preferencialmente o inglês e francês, mas também o alemão, espanhol e mandarim são competências essenciais de um qualquer candidato.

Por fim, , uma cultura geral actualizada e uma permanente capacidade para absorver novas aprendizagens são também muito valorizados.

 

3 | “O que se espera de um estagiário?"UDireito_3

Cada Sociedade tem os seus critérios preferenciais para o recrutamento, considerando as suas necessidades.

Entendemos, porém, que há características gerais que são essenciais, sempre esperadas de um estagiário seja qual for a área de prática por onde vá enveredar.


Destacamos, em seguida, algumas dessas características e qualidades:




  • Grau de educação e “saber estar” – o estagiário tem de ter facilidade de relacionamento com todos aqueles com quem diariamente contacta dentro e fora do escritório: clientes, colegas, funcionários; tem de saber comportar-se e “saber estar” nas reuniões em que está presente com o patrono e, principalmente sozinho, tendo a noção das intervenções que deve fazer, lidando e sabendo responder, com “à vontade” às questões que se suscitam;



  • Espírito de equipe e boa postura no trabalho – entendemos que o trabalho de equipe – imprescindível e cada vez mais necessário – só é possível quando todos para este contribuem, com boa disposição, facilidade, quer de contacto, quer em lidar com os demais elementos das respectivas equipes;



  • Disponibilidade e capacidade de trabalho – um estagiário tem de ser disponível, ter capacidade de trabalho para as várias solicitações que lhe são feitas diariamente, sabendo gerir prioridades;



  • Facilidade na análise dos assuntos submetidos à sua consideração – a facilidade de expressão, a facilidade com que se “agarram” e abordam as questões que lhes são suscitadas no dia a dia, a dedicação ao trabalho e aos assuntos que acompanham, a autonomia e a capacidade de decisão;



  • A predisposição ou mesmo a capacidade de angariação e de fidelização de clientes;



  • Espírito empreendedor, criatividade e determinação são também características muito valorizadas.


 

4 | “O que não se deve esquecer de incluir na sua carta de apresentação?”Estudante_6

Não obstante o facto de, nos dias de hoje, o envio dos CVs ser feito, na grande maioria dos casos, via electrónica e não por correio, consideramos que tal não invalida que o mesmo seja acompanhado de uma carta de apresentação.


Através desta carta de apresentação, o candidato evidencia, de uma forma personalizada, as principais características e a adequação do seu perfil à sociedade a que concorre. Esta carta poderá ser o primeiro contacto com o seu futuro local de trabalho, pelo que deverá ter em atenção alguns pormenores. Uma carta de apresentação bem redigida e sucinta poderá ser um elemento decisivo para ser seleccionado para a entrevista.


Antes de escrever a carta, conheça o seu interlocutor. Um escritório de advogados com forte presença internacional, por exemplo, poderá atribuir mais importância ao domínio de línguas do que um escritório em prática individual que trabalhe apenas clientes privados locais. Da mesma forma que uma sociedade especializada na assessoria às empresas, valorizará competências nas ciências empresariais.


Pense bem sobre o que vai querer evidenciar e evite redundâncias e excesso de modéstia. Repetir várias vezes a mesma ideia, não facilita a leitura. Seja directo e muito claro, com uma linha condutora.


A carta é uma apresentação sucinta, seja resumido e deixe o detalhe para o currículo. Indique apenas informação que valorize a adequação do seu perfil à sociedade para onde concorre.


Utilize o último parágrafo da sua carta para agradecer a atenção que lhe disponibilizaram e a oportunidade que lhe possa ser concedida de realização de uma entrevista, deixando os seus dados de contacto.


5 | “O estágio é no final do curso, mas posso já começar a preparar."U DIREITO


Todos os anos centenas de licenciados concorrem pela oportunidade de estagiar numa sociedade de advogados. Alguns destes finalistas já participaram em estágios de Verão ou em outros momentos de contacto com esta realidade mas, para muitos, este é o primeiro contacto com um escritório ou sociedade de advogados.

Com o grande número de candidaturas, as sociedades de advogados cada vez mais procuram pelo candidato que reúna o maior número de competências e experiência.

Ter experiência profissional, quer numa sociedade de advogados, quer em qualquer outra área relacionada, é uma vantagem directa.

Mas, para além da experiência profissional,  existem muitos exemplos de actividades que pode ir fazendo enquanto estuda, a que mais tarde dará valor:

  • Escreva para o jornal da faculdade: a fluência na escrita é um factor incontornável na nossa área e a experiência diz-nos que quando mais escreve, melhor escreverá.

  • Participe em conferências e colóquios empresariais, e pesquise os seus intervenientes: conhecer os temas do mercado empresarial actual, vai ajudá-lo a pensar sobre os principais temas e, quem sabe, poderá estar a assistir à conferência de um dos seus futuros clientes.

  • Pratique voluntariado: conhecer outras realidades vai permitir-lhe descobrir competências novas. Vai perceber que diferentes projectos, procuram diferentes competências nossas.

  • Pratique desporto de equipe: o desporto de equipe vai treinar a competitividade, a partilha do risco, a avaliação partilhada das oportunidades de jogo e a obrigação de ter de se adaptar aos métodos de outra pessoa, valências importantes para uma qualquer equipa de uma sociedade de advogados.

  • Cursos de Verão: aprender é uma óptima forma de exercitar o seu raciocínio. Não interessa a área, interessa a sua postura de adquirir novos conhecimentos.

  • Aprender ou aperfeiçoar línguas estrangeiras: conhecer novos idiomas é sempre uma mais-valia. Para além dos benefícios que traz à sua memória, é sempre um ponto a seu favor numa sociedade de advogados que assessore clientes estrangeiros.


Contar já com alguma desta experiência profissional e de vida poderá aumentar as suas hipóteses.

Não fique parado à espera das oportunidades e boa sorte.
voltar a Tellex

Subscrever Tellex

Dados Pessoais

Áreas de Prática

Reconhecimentos

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.