Conhecimento

Um diálogo com...

Um diálogo com... | 2024-06-03

Um diálogo com Padre Vasco Pinto de Magalhães

A TELLES e o seu sócio fundador, Carlos Lucena, quiseram promover uma conversa com o Padre Vasco Pinto de Magalhães. Além de sacerdote, o Padre Vasco (como é familiarmente tratado por aqueles que com ele convivem), é um teólogo muito atento às questões contemporâneas, aos dilemas da fé, e às angústias levantadas pelo sofrimento. A sua ampla experiência no acompanhamento espiritual tornou-o numa grande e estimada referência em várias comunidades católicas.

O Padre Vasco Pinto de Magalhães nasceu em 1941 e entrou na Companhia de Jesus em 1965. Iniciou os seus estudos no Colégio S. João de Brito. Foi um desportista exemplar, excelente jogador de râguebi na juventude. Interessou-se por engenharia mecânica, a sua primeira experiência académica, mas a importância e o chamamento do cristianismo adquirem um valor central na sua vida. Deixa por isso a engenharia, já o curso ia muito adiantado, para estudar Filosofia na Universidade Católica onde se licenciou, e depois dedica-se aos estudos teológicos na Universidade Gregoriana em Roma. Na Companhia de Jesus tem-se responsabilizado por várias missões. Dedicou-se à pastoral universitária, foi um dos fundadores do Centro de Estudos de Bioética e tem uma intervenção reputada neste domínio. Foi igualmente responsável pela formação de jesuítas. Atualmente é responsável pela paróquia da Encarnação no Bairro Alto em Lisboa. É membro do conselho de redação da revista Brotéria onde publica com regularidade. É autor de vários livros, entre eles O olhar e o ver, não há soluções, há caminhos; Onde há crise há esperança, Só avança quem descansa; Entregar-se, acolher e comungar, e é co-autor de várias outras obras, entre elas Nem quero crer.

A verdade interior como lugar de uma paz que se encontra no silêncio, a procura de respostas para questões aparentemente simples do quotidiano, mas que exigem disponibilidade e compromisso, ou ainda a busca de sentido e de ressonância para palavras essenciais, como alegria, agradecer, amor ou vida, constituem a morfologia de um território que este teólogo nos convida a percorrer, ao mesmo tempo que ensina a usar uma gramática cristã. As preocupações que o Padre Vasco Pinto de Magalhães traz ao seu diálogo com outros e com o mundo, traduzem-se numa aproximação que ganha a plenitude do significado na palavra, uma palavra integrada na tradição bíblica.

A intervenção social e pastoral do Padre Vasco Pinto de Magalhães é fiel a uma hermenêutica do presente, está cimentada numa realidade caracterizada por derivas, insuficiências e dúvidas. Mas também por pequenas certezas, determinações e convicções íntimas, que elevam e reforçam o sentido de pertença. E animam a vontade de transcendência. O compromisso não nos estraga a liberdade, como recorrentemente afirma.

Perguntar se há hoje um futuro para a esperança, é simultaneamente urgente e exigente. É urgente porque a tentação de adiar ou recalcar esta questão, acaba por fazer da esperança uma coisa vazia ou circunstancial e portanto incapaz de transformar. Exigente porque a esperança é um processo que se edifica por vezes em pequenas certezas e confirmações, mas também na capacidade de reconciliação e no perdão.

O Padre Vasco Pinto de Magalhães, pela sua sabedoria e pelo exemplo de fidelidade e pela sua capacidade de decisão interior, mas também pelo seu envolvimento na comunidade, é, na esfera da cultura cristã, um interlocutor privilegiado para ajudar a refletir nesta questão sobre o futuro da esperança. O que implica para muitos descobrir como se diz o nome de Deus, “apesar das muitas palavras, vindas nas muitas páginas do dicionário” (Ruy Belo).

A TELLES convidou para este diálogo com o Padre Vasco Pinto de Magalhães, o professor universitário, autor e programador cultural Eduardo Paz Barroso que muito recentemente aqui comissariou o ciclo Conversas Desassombradas. Os advogados da TELLES, Mafalda Santos Carvalho, Rodrigo Rocha Andrade e Pedro Matias Pereira vão igualmente intervir nesta conversa.

A sessão será realizada em formato presencial (limitado aos lugares existentes e mediante inscrição prévia) e transmitidas em live streaming, aqui.

Confirme aqui a sua presença!

voltar a Conversas

Subscrever Tellex

Dados Pessoais

Áreas de Prática

Reconhecimentos

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.